SOBRE A ARTISTA

2021

denise.png

Denise Patrício nasceu em Indaial, Santa Catarina, em 1966. É formada em Pedagogia e pós-graduada em Ensino da Arte pela FURB/Blumenau.

 

Iniciou a carreira em 1995. Participou do IV e V Festival de Artes Plásticas de Governador Celso Ramos e do programa Pretexto do SESC, edições de 2006 e 2007.

 

Foi destaque no I Salão dos Novos de Blumenau, 2002 e 2º lugar na edição de 2004. Menção honrosa no 11º Salão de Artes de Itajaí, 2008.

 

Em todo o seu percurso a linha aparece como elemento central, isolando-se cada vez mais como um elemento autônomo de expressão que concentra em um gesto a energia plena de sucessivos instantes.

 

Dedica-se desde 2015 à prática contemplativa da poesia haicai e às publicações independentes de zines, plaquetes e livros-objetos.

 

Em 2020 surgem as ikebanas de papel, feitas a partir de recorte e colagem, as miniaturas de ikebanas, em que gravetos, caules, raízes, hastes, folhas e flores desenham seus movimentos livres no espaço.

 

O círculo zen e as pinturas gestuais espontâneas, assunto perseguido e registrado ao longo de toda a sua carreira, prolongam os sentidos da plena atenção e da presença - treinados pela meditação - para o registro do efêmero.